Sobre a Pesquisa

Apresentação

Este site é um produto educacional, originado da pesquisa conduzida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo(IFSP). Ele se configura como um recurso educacional que busca tornar pública a pesquisa realizada durante o mestrado profissional, constituindo-se como uma ferramenta com estratégias educacionais que enriquecem a prática. O desenvolvimento do produto implica em um processo formativo contínuo, no qual a pesquisa é a base para a construção de todo o conteúdo.

O objetivo da pesquisa foi de recriar a narrativa da história do IFSP câmpus São Paulo a partir da sua longa trajetória desde a sua fundação em 1909, seguindo a linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”.

A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Eduardo André Mossin, e contou com a colaboração de Alba Fernanda Oliveira Brito e Pedro Lima. O pesquisador é Leandro Pinto Santana, professor do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus São Paulo.

O pesquisador é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Cruzeiro do Sul, graduação em Matemática pela Universidade Nove de Julho, graduação em Licenciatura em Informática - Fatec, pós-graduação em Gestão Escolar, pós graduação em Orientação e Supervisão Escolar, Pós graduação em Gestão Ágil e Desenvolvimento de Software, pós graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas. Já atuou como professor de educação profissional do Centro Estadual de Educação e Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Desde Junho de 2016 é professor no Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo. Currículo Lattes

Comitê de Ética

Esta pesquisa recebeu à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos do Instituto Federal de São Paulo (CEPSH/IFSP). A documentação da instituição foi obtida com a autorização dos responsáveis legais. Todos os entrevistados assinaram duas cópias do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que descreve todas as etapas, riscos e benefícios da pesquisa. Uma cópia foi entregue ao entrevistado e a outra ficou sob guarda do pesquisador.

Créditos

Participaram para a criação deste Produto Educacional:



Pesquisador

Leandro Pinto Santana



Orientador

Prof.Dr.Eduardo André Mossin



Colaboradora de pesquisa

Alba Fernanda Oliveira Brito



Colaborador de pesquisa

Pedro Lima

Referências da Pesquisa


BRASIL. Decreto no 7.566, de 23 de setembro de 1909. Disponível em: . Acesso em: 16 dez. 2022.


BRASIL. Decreto no 5.154 de 23 de julho de 2004. Disponível em: . Acesso em: 7 dez. 2022.


BRASIL. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Sponsors: _:n174Brasília,DF. 29 dez. 2008.


CAIRES, V. G.; OLIVEIRA, M. A. M. Educação Profissional brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.


CIAVATTA, M. A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. v. 3, n. 3, 2005.


CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil. p. 15, 2011.


CORDÃO, F. A.; MORAES, F. DE. Educação Profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2017.


DAGNESE, D. I. C. "E essa tal de EPT?” Estudo sobre a história e memória da Educação Profissional e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha. Porto Alegre, RS: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS PORTO ALEGRE, 2021.


D’ANGELO, M. CAMINHOS PARA O ADVENTO DA ESCOLA DE APRENDIZES. Dissertação de Mestrado—São Paulo (SP): USP, 2000.


D’ANGELO, M. Escola Técnica Federal de São Paulo: a integração do saber e do fazer na formação do técnico de nível médio (1965-1986). Doutorado em História Social—São Paulo: Universidade de São Paulo, 27 nov. 2007.


FONSECA, M. DE J. M. DA. Introdução a hermeneutica de Paul Ricoeur. p. 27, 2009.


FREITAS, R. PRODUTOS EDUCACIONAIS NA ÁREA DE ENSINO DA CAPES: O QUE HÁ ALÉM DA FORMA? Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, v. 5, 2021.


FULLAN, M. Change Processes and Strategies at the Local Level. The Elementary School Journal, v. 85, n. 3, p. 391–421, jan. 1985.


GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.


MINAYO, M. C. DE S. et al. Pesquisa social. 21. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.


PROFEPT. ProfEPT - Linha de Pesquisa e Macroprojeto. Disponível em: . Acesso em: 16 dez. 2022.


RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. p. 30, 2008.


RAMOS, M.; CORRÊA, V. (EDS.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo, SP : Rio de Janeiro, RJ: Cortez Editora ; Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, 2005.


RODRIGUES, R. F. L.; LIMA, G. A. B. DE. Educação Profissional e Tecnológica e Educação Científica: um mapeamento bibliográfico sobre a metodologia da pesquisa em EPT. Em: A Metodologia da Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica. Brasilia-DF: Nova Paideia, 2022. p. 57–74.


SANTOS, Â. S. F. DOS et al. UM PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL. [s.d.].


SANTOS, M. S. DOS. Memória coletiva e teoria social. [s.l.] Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.


SAVIANI, D. O choque teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, p. 131–152, mar. 2003.


SCHIEDECK, S. Narrativas memórias sobre os institutos federais: A concepção de uma nova institucionalidade para a educação profissional e tecnológica. Porto Alegre, RS: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2019.


SOUZA, A. N. G. DE. Comportamento informacional discente no Ensino Médio Integrado: a biblioteca como espaço de ensino não formal na Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação de Mestrado—Sertãozinho-SP: Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Instituto Federal de São Paulo, 2019.


WARSCHAUER, C. Rodas e narrativas: caminhos para a autoria de pensamento, para a inclusão e a formação. [s.l: s.n.].